Diferenças entre tubo de concreto armado e tubo de concreto simples

O que é saneamento básico e qual sua importância
29 de março de 2019
Conheça os artefatos de cimento da Construsinos e acerte na sua obra
29 de abril de 2019

Os tubos de concreto são estruturas circulares pré-moldadas de concreto, utilizados em galerias de águas pluviais, drenagem de aeroportos e rodovias, galerias, boeiros e no sistema de esgoto sanitário.

A fabricação de um tubo de concreto irá depender da sua finalidade, diâmetro, armação, classe de resistência, tipo de encaixe e tipo de junta.

Ainda, deve seguir a Norma Técnica Brasileira que regulamenta a fabricação de tubos, a ABNT NBR 8890:2018 – Tubo de concreto de seção circular para água pluvial e esgoto sanitário.

A norma estabelece dois parâmetros: os diâmetros mais comercializados e as classes de resistência.

Quer saber mais? Siga a leitura do artigo e entenda as diferenças entre tubo de concreto armado e tubo de concreto simples.

Diferenças e usos dos tubos de concreto armado e tubo de concreto simples

Basicamente, os tubos de concreto podem ser divididos em tubos de concreto simples e tubos de concreto armado.

Os tubos de concreto simples possuem diâmetro entre 200mm e 600mm e são do tipo ponta e bolsa e 500 e 600 são do tipo macho e fêmea. São classificados em PS1 e PS2, sendo a maior numeração indicado a maior resistência.

Os tubos de concreto armado têm diâmetro entre 300mm e 2.000mm. São classificados em PA1, PA2, PA3 e PA4, sendo a maior numeração a que indica maior carga por ele suportada.

Além dos vários usos para os tubos de concreto, há tipos recomendados para cada situação.

Para redes de águas pluviais, há as seguintes nomenclaturas:

PS1: são tubos de concreto sem armação, com diâmetro entre 200mm e 600mm e que possuem carga de resistência mínima à ruptura entre 16 kN/m a 24 kN/m (unidade para medir a pressão).

PS2: tubos de concreto sem armação, com carga mínima variando entre 24 a 36 kN/m.

Tubos de concreto armado: podem chegar a até 2.000mm de diâmetro, com diferentes carga mínima de fissura e ruptura.

Para redes de esgoto, as nomenclaturas são:

ES: tubos de concreto sem armação, com junta elástica na intersecção com outras peças. O diâmetro pode variar de 200 a 600mm e a carga mínima de resistência à ruptura é de 36 a 54 kN/m.

EA 2, EA 3 e EA 4: diâmetro de 300 a 2.000mm, sendo que a carga mínima de ruptura varia de acordo com o tipo e o diâmetro.

Portanto, na hora de escolher o tubo de concreto mais adequado, esteja atento, principalmente, à finalidade de uso e à carga que ele precisa suportar.